Estado indenizará homem que perdeu a visão após demora na cirurgia

Informativos • 02.04.2024

Estado indenizará homem que perdeu a visão após demora na cirurgia

Omissão na prestação de assistência.

A 8ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da Vara da Fazenda Pública de Presidente Prudente, proferida pelo juiz Darci Lopes Beraldo, que condenou o Estado de São Paulo a indenizar paciente que perdeu a visão de um olho após demora na realização de cirurgia. A reparação, por danos morais, foi reduzida para R$ 100 mil.

Segundo os autos, o homem deu entrada em hospital público com a visão ofuscada, sendo diagnosticado o deslocamento de retina. Foram solicitados exames pré-operatórios, realizados pelo autor, mas o procedimento cirúrgico não foi marcado em tempo hábil e o paciente perdeu a visão do olho direito. 

O relator do recurso, desembargador José Maria Câmara Júnior, salientou, em seu voto, que o serviço prestado pelo Estado não pressupõe garantia de sucesso do tratamento médico, mas sim a prestação de assistência adequada, o que não ocorreu. “O laudo pericial foi claro ao apontar como imprescindível a realização da cirurgia para solucionar o descolamento de retina. Não há justificativa para a postura do Estado, que atrasou em mais de sete meses a realização do procedimento cirúrgico. Em razão da omissão detectada, o autor perdeu a visão total do olho direito”, escreveu o desembargador. 

Também compuseram a turma de julgamento os desembargadores Percival Nogueira e Leonel Costa. A decisão foi unânime.

 

Fonte: www.tjsp.jus.br

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Contato

Tem dúvidas sobre os seus direitos, sobre a nossa área de atuação
ou quer solicitar uma proposta? Entre em contato e vamos conversar sobre o seu caso.

Encontre-nos

Av. Pedro Adams Filho, 5757 - Sala 1202
Centro, Novo Hamburgo
CEP: 93510-135
Ver como chegar